Atelier Ciça Pini

Historia

Atelier Maria Ciça Pini


2002 marca o ano em que o Atelier Maria Ciça Pini abre suas portas. Mas essa história começou bem antes, no aprendizado de restauro de livros, arquivos fotográficos e documentos.


Ao entrar no Atelier, o cliente, o aluno, o profissional ou o aprendiz poderão ver e sentir o estilo, a personalidade de sua fundadora. Nesta se refletem suas influências, sua vivência e o toque dos grandes Mestres onde buscou inspiração e conhecimentos.


Nomes como Vicente Mecozzi, a Mestra Lucy Luccas, Fred Lane, Maurizio Copede, Lucia Helena Tomé, Maria Antonieta Palma, Marlene Deli Cruz, em oficinas, cursos, conferências, encontros e seminários, formaram o acervo técnico e artístico que fundamenta os trabalhos do Atelier Maria Ciça Pini.


O Atelier resume, na sua forma, conteúdo e propostas, o resultado destes mais de 10 anos no aprendizado, pesquisa e aprimoramento da arte e técnicas de preservação de bens culturais. Que resultam hoje na criação e desenvolvimento de um vasto universo de projetos, objetos decorativos, utilitários, artísticos ou comerciais, sempre exclusivos, sempre originais, adequados às propostas dos clientes e demandas do mercado.


Partilhar este conhecimento, capacitar novos profissionais, abrir seus segredos e mistérios, mais uma característica da generosidade de sua fundadora. Assim nasceram os cursos que o Atelier hoje ministra com o mesmo rigor técnico e artístico de seus produtos.


Nossa Historia

Produtos e Serviços

Criação e Desenvolvimento

Peças Personalizadas
Criação, desenvolvimento, execução em quantidades artesanais, de peças personalizadas, sob medida e especiais.


Encadernação e Restauro
Livros, documentos, limpeza, costura, pequenos restauros.Encadernação artesanal para confecção de cadernos de anotações, livros de assinatura, agendas, blocos, álbuns de fotografia.
Encadernação em folhas soltas, costura aparente, japonesa, copta, cruzada e outras.


Cartonagem - Embalagens
Mock-ups,envelopes, blocos, embalagens em corte e vinco, conjuntos para escritório, decoração. Caixas para acervos, plantas de imóveis, presentes. Confecção artesanal, com diferentes técnicas e materiais (Couro, tecido, papel, etc.)


Caixas para Fotografias
Nosso Atelier tem se especializado em criar, projetar e produzir caixas em diferentes formatos,tamanhos e materiais, que não se encontram em lojas convencionais.


Desenvolvidas especificamente para proteger, guardar, embalar, enviar ou dar destaque a fotografias, coleções, referências, portfólios para exposições e documentos, recebem tratamento tecnológico adequado e grande apelo visual.


O papelão como matéria prima oferece leveza e flexibilidade, possibilitando revestimentos com materiais nobres de grande beleza e durabilidade, sempre respeitando o exato PH para guarda segura de fotografias e material fotográfico.


Projetos Especiais para Galerias
Proteger, guardar,embalar, enviar ou dar destaque a objetos de arte, peças raras,documentos, fotos e outros itens de grande valor, que caracterizam o acervo das galerias de Arte é o foco atual de nosso Atelier.


Por que Projetos Especiais? Por uma razão: cada objeto,cada foto, cada peça oferece um desafio e pede um tratamento único, com formatos, materiais, acabamentos e tecnologia específica.Que não se encontram em lojas convencionais.


Desde a pesquisa de materiais contemporâneos de grande apelo visual até a definição da estrutura e tecnologia do papel ( por exemplo, o exato PH para guarda de fotos), o Atelier oferece a criação, planejamento, orçamento e execuçãodo seu projeto.


Produtos e Serviços

Ousadia e Inovação

No Atelier Maria Ciça Pini são desenvolvidas e lançadas criações anuais, com foco pioneiro no uso de tecidos e materiais inusitados, com surpreendentes efeitos visuais.


. Moda em tecidos de bichos nas vitrines da Daslu e Inter Design.
. Uso de Poás e Chita, na loja de exposição "Que Chita Bacana" no Sesc Belenzinho.
. Produtos em Chita na Galerie Lafayette, em Paris, em 2006, no ano do Brasil na França.
. Porta Post-it em tecido e couro.
. Composição de padronagens de papéis artesanais nacionais e japoneses com tecidos nacionais e japoneses(Vitrine Instituto Moreira Salles).
. Uso de sementes Brasileiras na coleção Brasil (Vitrine Inter Design), ganhadora do prêmio da ARJOWINGS em 2004.
. Coleção "SANTOS" de caixas e terços de sementes.


Na Mídia

Estas e outras matérias relativas às inovações do Atelier tem sido documentadas na mídia, em programas diurnos de TV, matéria na revista "Faça Fácil" em 2004, reportagem na TV Globo e Globonews, no programa "Pequenas Empresas, Grandes Negócios", em 2009.


Revista Faça e vendaConfira esta matéria sobre cartonagem onde Maria Ciça Pini revela, na revista Faça e Venda alguns segredos de
sua arte.

Arquivo em PDF








Pequenas Empresas, Grandes Negócios - 2009 - VT da GloboMaria Ciça Pini - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - 2009


VT da Globo







Ciça na Interdesign

Ciça na Interdesign Ciça na Interdesign Ciça na Interdesign
Ousadia e Inovação

Clientes

Agências de Propaganda e
Assessorias de Comunicação

. Africa
. Expertise
. H3 DPV
. Fábrica D
. Archote
. Concepts
. Boutique de Idéias Wunderman


Fotógrafos
. Cássio Vasconcelos
. Eduardo Castanho
. Fernanda Calfat
. Rosa Gauditano
. Giovanna Nucci
. Ricardo Hantzshel
. Fausto Chermont
. Márcia Zoet
. Kenia Hernandes


Particulares

Instituições - Empresas
. Fiesp
. Caligraphia
. Instituto Moreira Salles (loja)
. Tecelagem Millenium
. Natura


Grifes:
. Mont Blanc
. Lino Ventura


Lojas
. Caligraphia
. Alphagraphics
. Paper House
. Gabinete de Curiosidades
. Otto
. Inter Design
. Jogê
. Livraria Cultura


Clientes

Oficinas

Oficina

ENCADERNAÇÃO E CARTONAGENS ESPECIAIS (Básico e Avançado)
• OFICINA REGULAR
• INTENSIVÃO
• MARATONA
• RELÂMPAGO


ENCADERNAÇÃO
· Livros ( limpeza, costura, pequenos restauros);
· Cadernos de anotações, agendas, blocos;
· Livros de presença;
· Albuns de Fotografia;
· Diferentes modalidades de encadernação (fls soltas, costura aparente, japonesa, copta, cruzada e outras).


CARTONAGEM
· Foco em embalagens em corte e vinco,(conjuntos para escritório, caixas para acervos fotográficos, plantas de imóveis, presentes, decoração, brindes, promoções);
· Molduras em papelão e passpartout;
· Mock-ups, envelopes;
· Diferentes técnicas e diversidade de materiais (couro, tecido, papel, etc).


OFICINAS ESPECIAIS DE DESIGN DE EMBALAGENS
• Metodologia e Planejamento de Projeto, Construindo Bonecos - concepção e desenvolvimento do projeto "Portfolio com Embalagem". Direcionados especialmente aos profissionais, estudantes ou trainees ligados à área de design em agências de propaganda, promoção e merchandising;

Para datas, custos, horários, carga horária e inscrição consulte e preencha a planilha.


Download da Ficha Para Inscrição


Veja fotos da oficina


Oficina

Cursos 2014


Fale Conosco
Home
Historia
Produtos e Serviços
Ousadia e Inovação
Clientes
Oficina
Galeria
Fale Conosco